Estudantes sanjoanenses tomam posse no Parlamento Jovem e simulam uma jornada parlamentar
Estudantes sanjoanenses tomam posse no Parlamento Jovem e simulam uma jornada parlamentar
A possibilidade de acompanhar o funcionamento de uma Câmara, exercer o papel de vereador e apresentar propostas para um futuro melhor aos munícipes de São João da Barra.
Esta foi a experiência vivida por 13 estudantes que tomaram posse no Parlamento Jovem 2025, na noite desta segunda-feira (10), no plenário do Legislativo, sob os olhares atentos dos parlamentares, autoridades, familiares e da comunidade escolar.
A jovem vereadora mais votada, Lara Vitória Silva de Lima (eleita com 187 votos), abriu a sessão cuja leitura do juramento de posse foi feita pelo presidente executivo do Parlamento Jovem, vereador Caio César.
Os alunos prometeram “exercer com dignidade, ética e compromisso, as funções de jovens parlamentares defendendo os valores democráticos e trabalhando pelo bem comum do povo sanjoanense”.
Além de Lara Vitória, foram empossados: João Pedro dos Santos; Guilherme Corrêa Novas; Luíza Mello Xavier; João Victor R. Nunes; Victor Hugo Pereira; Lorenna Santos Ribeiro; Izabele Oliveira Amaral; Aldeni M. Coutinho; Karlla Peixoto de Almeida; Carlos Eduardo Lima; Anna Sophia do Nascimento Lima e Daniel de Souza Silva. Eles também realizaram a eleição para a Mesa Diretora, assim constituída: presidente (Luiza – 9 votos); vice-presidente (Karlla – 8 votos); primeiro-secretário (João Pedro – 6 votos) e segundo-secretário (Guilherme – 11 votos).
Sessão – Na noite de ontem, eles também tiveram a chance de simular uma sessão ordinária, apresentando proposições. A pauta teve início com uma moção de agradecimento à Câmara, pela oportunidade de participarem do programa, classificado por eles como “uma oportunidade de obter novos aprendizados e de desenvolver a cidadania, além de reunir estudantes de diferentes culturas, gêneros, etnias e realidades sociais”. Veja a pauta completa da sessão ao final desta matéria.
Presenças – Estiveram presentes ao evento, o secretário de Educação, Daniel Damasceno; a vice-secretária, Janaina Monteiro; a prefeita mirim, Isabela Silveira e a deputada juvenil estadual de SJB, Rebeca Barreto. “Quero parabenizar todos vocês por essa iniciativa e por esta gestão, que torna a Casa do Povo ainda mais inclusiva. É fantástico colocar esses jovens na posição de protagonistas, ainda mais sendo um processo que começa no chão da escola”, disse Daniel.
O presidente executivo do Parlamento Jovem, vereador Caio César, elogiou a atuação dos alunos. “Parabenizo também Soninha, por abrir as portas para a nossa juventude.
Os jovens têm que ser protagonistas de sua própria história”, disse. A presidenta da Câmara, Soninha Pereira, ficou impressionada com a desenvoltura dos participantes, principalmente pelo expressivo número de meninas (7). “Hoje é um dia muito importante para esses jovens. Parabéns pelas indicações que fizeram”.
O Parlamento Jovem – que faz parte do calendário de atividades culturais da Câmara e acontece desde 2015 – visa promover a participação cidadã, o aprendizado do processo legislativo e o incentivo ao protagonismo político entre os estudantes do município.
Ao final, os eleitos e seus suplentes receberam um certificado de participação. Esta edição foi a primeira em que a escolha foi feita por meio de voto direto nas escolas. Para saber mais sobre as etapas anteriores do programa, clique aqui.
Requerimentos/Indicações apresentadas por cada jovem vereador:
Luíza Mello Xavier (Unidade de Conceito PH)
Implementação de medidas eficazes para melhorar a mobilidade urbana tais como: transporte público eficiente e de qualidade, ciclovias conectadas, calçadas acessíveis etc.
Guilherme Corrêa Novas (E. M. Domingos Fernandes da Costa)
Criação do Programa Passageiro Conectado para que os cidadãos tenham acesso a informações precisas sobre horários de chegada e localização dos ônibus, a fim de reduzir o tempo de espera nos pontos.
Izabele Oliveira Amaral (Centro Educacional Pequena Isa)
Criação da Sala de Escuta e Encaminhamento, nas escolas municipais, para servir como ponto de acolhimento e apoio em prol da saúde emocional dos estudantes.
João Victor R. Nunes (Colégio Cenecista São João Batista)
Criação do Projeto Educa Mais, a fim de tornar o ambiente escolar mais moderno e tecnológico.
Karlla Peixoto de Almeida (E. M. Chrisanto Henrique de Souza)
Mais investimentos em saneamento básico, pois muitas ruas alagam quando chove, dificultando a vida dos moradores.
Victor Hugo Pereira (Escola Municipal Dr. Newton Alves)
Instalação de um posto de emergência 24 horas no Balneário de Atafona.
João Pedro dos Santos (Centro Educacional Rico Talento)
Implementação de mecanismos eficazes que tornem São João da Barra, uma cidade tecnológica e moderna.
Lorenna Santos Ribeiro (Colégio Eucarístico. – suplente de Bernardo Reis, que não pôde estar presente)
Implantação de medidas para o cuidado com os animais que vivem abandonados nas ruas.
Lara Vitória Silva de Lima (CMEA II)
Implantação do Projeto Esporte Transformando Vidas, com a criação de espaços públicos propícios à prática de diferentes formas esportivas.
Daniel de Souza Silva (E. M. Elysio de Magalhães)
Criação do Projeto Inclusão Perto de Casa, para atendimento às crianças atípicas; levando os atendimentos terapêuticos, que normalmente ocorrem na Sede, para os distritos.
Carlos Eduardo Lima (E. M. Luiz Délio de Mendonça)
Instalação de bombas de água movidas por energia eólica para levar água aos locais que sofrem com sua escassez.
Aldeni M. Coutinho (E. M. João Flávio Batista)
Criação do projeto de hortas comunitárias, Raízes do Futuro, em todas as escolas do município.
Anna Sophia do Nascimento Lima (E. M. Luiz Gomes da Silva Netto)
Criação do Projeto Juventude que Sonha, Cidade que Cresce, com a oferta de cursos técnicos para os jovens cujos pais não podem custear.
Fonte: Ascom
