Barcos do IFF de Campos e São João da Barra movidos à energia solar participam do Desafio Sol & Mar em Niterói
As equipes Sete Capitães (Campos) e Solaris (São João da Barra), ambas do Instituto Federal Fluminense, estão de malas prontas para Niterói.
Elas participam da competição Desafio Sol & Mar, de embarcações movidas à energia solar.
A praia de Icaraí será palco de uma experiência única que combina esporte, tecnologia e sustentabilidade.
O evento ocorre entre os dias 18 e 22 de junho, promovendo reflexões essenciais sobre energias renováveis e preservação ambiental, com entrada gratuita e diversas atividades interativas para o público.
O Desafio Sol & Mar conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, do Clube Central Icaraí, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e com o patrocínio da Enel Rio, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.
A realização é da SAGRE, agência especializada em projetos incentivados, que celebra 20 anos de atuação em 2025.
“A competição é muito importante, pois nos coloca em posição de tomadas de decisões constantes e rápidas, nos testando e colocando à prova a todo momento, desenvolvendo habilidades que são fundamentais no dia a dia profissional. Além disso, mantemos contato com pessoas de diferentes lugares do Brasil, desenvolvendo um networking profissional com equipes e visitantes, pois apesar de ser uma competição, há uma colaboração mútua, com troca, empréstimos ou doação de equipamentos e componentes, quando possível e necessário”, afirma o piloto e capitão administrativo da equipe Sete Capitães, Leandro Sá.
Já Bernardo Nascimento, porta-voz da Solaris, destaca: “a participação da Equipe Solaris no Desafio Enel Sol e Mar é o reconhecimento de uma trajetória construída com dedicação, inovação e trabalho coletivo ao longo de anos. Ser uma das equipes classificadas, reforça a força do nosso projeto como um exemplo real de como a educação pública, através do Instituto Federal Fluminense, pode transformar o aprendizado em experiências práticas e transformadoras. Além disso, temos um orgulho especial: somos a única equipe formada por estudantes do Ensino Médio técnico, competindo lado a lado com equipes compostas majoritariamente por alunos de graduação e pós-graduação de diversas universidades do país”.
O grande destaque do evento será a emocionante competição de embarcações movidas exclusivamente à energia solar.
Equipes universitárias do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo demonstrarão o desempenho e a eficiência de suas embarcações inovadoras, enfrentando desafios que testam não apenas a tecnologia, mas também a habilidade em navegação e estratégia.
Mais do que uma competição, o evento é uma plataforma para divulgação científica e inovação, reunindo estudantes, pesquisadores e especialistas em engenharia e sustentabilidade.
A iniciativa estimula o desenvolvimento de novas tecnologias para a mobilidade náutica limpa, reforçando a importância das energias renováveis na redução dos impactos ambientais.
