Câmara dos Deputados debate educação da população idosa
Audiência pública discutiu necessidade de propostas educacionais voltadas para a educação ao longo da vida. Ministério da Educação foi representado pela Secadi.
O Ministério da Educação (MEC) participou de audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados.
O debate teve o objetivo de discutir acerca da educação da população idosa, tendo em vista o aumento da expectativa de vida no Brasil.
O tema do encontro foi “A Educação de Pessoas Idosas e a transformação do Programa de Educação Jovem e Adulto (EJA) em Educação Jovem, Adulto e Pessoa Idosa (Ejapi)”.
A audiência foi solicitada pela deputada Reginete Bispo (PT-RS), que considera fundamental avaliar a necessidade de propostas educacionais voltadas para a educação ao longo da vida.
O MEC foi representado por Claudia Borges Costa, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Por meio da Secadi, o Ministério da Educação tem trabalhado a Educação de Jovens e Adultos em três eixos: alfabetização, elevação de escolaridade e a EJA integrada à educação profissional. O objetivo é ir além da alfabetização desse público.
Não dá para pensar só na alfabetização, enquanto nós temos mais de 80 milhões de adultos que não terminaram a educação básica.
Então, nós temos que pensar no aumento dessa escolaridade e, também, em integrar a EJA à educação profissional, pensado a partir de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e que sabem que precisam da sobrevivência.”
Claudia Borges Costa, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do MEC.
A diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secadi também pontuou que estão em discussão no MEC questões orçamentárias para a política, pensando no atendimento a toda a diversidade de público que a EJA engloba e na retomada da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (Cnaeja).
Outro ponto que Cláudia Costa destacou foi em relação à inclusão da pasta da Cultura no debate acerca da educação de adultos.
“Quando a gente fala na EJA, a gente precisa pensar em intersetoridade. Por isso, estamos aqui discutindo com a Secretaria de Idoso e com tantas outras secretarias e ministérios.
A gente também precisa fazer uma discussão inclusive com o Ministério da Cultura, não podemos perder de vista a cultura para esse público”, lembrou.
Participantes – Também participaram da audiência pública: Alexandre da Silva, secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; Marlene Silva, coordenadora Colegiada do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Bahia; Odete Bresolin, do Instituto Paulo Freire; Deuzimar Costa Serra, professora da Universidade Federal do Ceará; e Maria Machado Cota, da Rede Iberoamericana da Associação de Idosos do Brasil.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Agência Câmara
Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados