Com 50 mil casos notificados, Governo cria observatório Dengue RJ
Governador Cláudio Castro decreta epidemia no estado devido ao aumento do número de casos; quatro já pessoas morreram.
Entre as medidas da epidemia de dengue decretada pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (21), está a criação do Observatório Dengue RJ, que utiliza tecnologia de ponta e uma equipe técnica de plantão no Centro de Inteligência em Saúde (CIS), dedicada a monitorar, apoiar e dar respostas rápidas às emergências relacionadas à dengue nos 92 municípios do estado.
As ações fazem parte da segunda etapa do Plano Estadual de Combate à Dengue.
O decreto de epidemia foi anunciado pelo governador Cláudio Castro em coletiva de imprensa com a participação da secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
A medida foi tomada devido ao crescimento do número de casos da doença.
Até o momento, foram feitas 49.405 notificações, cerca de 308 por 100 mil habitantes, com quatro óbitos (dois na capital, um em Itatiaia e um em Mangaratiba).
O primeiro lote das vacinas contra a dengue será entregue ao estado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (22).
São 231.928 doses que serão enviadas à Central Geral de Armazenamento da Saúde RJ.
O público alvo são adolescentes entre 10 e 14 anos, da Região Metropolitana I, que inclui a capital e municípios da Baixada Fluminense.
A decretação da epidemia é importante para que possamos atuar de forma mais precisa e segura com as ações necessárias de combate à dengue e que nada falte à população.
Além disso, agiliza a compra de insumos e diminui a burocracia quando temos necessidades imediatas, destacou o governador Cláudio Castro.
De acordo com o último boletim epidemiológico já são 49.405 casos notificados este ano (até 19 de fevereiro), número que já alcança os 51.501 registrados em 2023 inteiro.
A incidência de dengue atual é de 308 casos por 100 mil habitantes.
Por: docpress.rj
Fotos: Foto: Rogério Santana / Núcleo de Imprensa do Estado