Enem. Portões foram fechados a poucos minutos em todo Brasil
Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram fechados às 13h deste domingo (9), horário de Brasília, em todo o País. Candidatos que chegaram após o limite ficaram de fora do primeiro dia de aplicação do exame, que reúne milhões de inscritos em todas as regiões.
Neste domingo, os participantes respondem às provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. A duração é de cinco horas e trinta minutos.
No próximo domingo (16), será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização, os portões abriram ao meio-dia e as provas começaram às 13h30. O encerramento está previsto para as 19h.
Em várias capitais, candidatos foram vistos correndo para tentar chegar a tempo. Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram cenas de desespero em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e também é aceito por universidades privadas e estrangeiras. Nesta edição, o exame tem mais de 4 milhões de inscritos, segundo o Inep.
A recomendação do instituto é que os participantes cheguem com antecedência no segundo dia de provas e confiram previamente o local do exame no cartão de confirmação.
www.sjb24h.com.br
