Profissionais da Educação de SJB recebem orientações sobre segurança escolar

Profissionais da Educação de SJB recebem orientações sobre segurança escolar

Treinamento aconteceu nesta quinta, em todas as unidades municipais.

A Secretaria de Segurança Pública de São João da Barra promoveu um treinamento para profissionais que atuam nas escolas municipais nesta quinta-feira, 20.

O dia foi destinado a estabelecer protocolos a serem adotados em eventuais situações de emergência no ambiente escolar.

O município não enfrentou nenhum tipo de ameaça, mas vem reforçando ações de segurança, devido a episódios registrados em diferentes pontos do país.

Recentemente, a Prefeitura de São João da Barra informou que iniciou o processo para a aquisição de equipamentos de segurança para as escolas. E também decidiu intensificar as ações que eram executadas, como o projeto Ronda Escolar, desenvolvido por agentes da Guarda Civil Municipal e de policiais militares remunerados pelo município que atuam no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

— Cada escola tem sua realidade, sua peculiaridade, mas o propósito é o mesmo: alertar os funcionários das unidades de ensino para que estejam mais atentos às medidas de segurança, visando proporcionar mais tranquilidade para alunos e profissionais no ambiente escolar. A integração entre as secretarias de Educação e Segurança Pública é essencial para manter a ordem e a disciplina nas escolas — disse o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho.

O treinamento também abordou a necessidade de apurar a veracidade de informações, antes da propagação nas redes sociais, gerando situações de temor sem fundamento.

E tratou da relação dos profissionais da Educação com os da Segurança Pública, as medidas de segurança que serão implementadas no ambiente escolar, além do plano de contingência para caso ocorra uma possível ameaça, para evacuar o local de maneira segura.

— Na próxima semana retornaremos às unidades escolares e, juntamente com os diretores, estaremos ampliando as discussões e identificando outras ações para mais segurança no ambiente escolar — destacou Campinho.

sjb24h