Rodrigo Bacellar assume governo do Rio durante licença de Castro do Palácio Guanabara
Nesta segunda-feira (16), o governador Cláudio Castro (PL) entra de licença para viajar com a família. Durante os próximos dez dias, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), assume interinamente o governo do estado após o ex-vice-governador Thiago Pampolha (MDB) deixar o cargo para se tornar membro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
É a primeira vez que Bacellar, pré-candidato ao governo do Rio, assume o Palácio Guanabara após a dança das cadeiras no governo de olho nas eleições em 2026.
O governador em exercício vai cumprir agenda em Campos dos Goytacazes, seu reduto no norte fluminense e maior colégio eleitoral no interior.
Na última semana, seu possível adversário na disputa eleitoral, Eduardo Paes (PSD) participou de discussões sobre a PEC da Segurança no Congresso Nacional.
Os pré-candidatos disputam protagonismo da segurança pública, considerada central nas eleições para o governo do estado.
Na esteira dos esforços para contemplar o tema, o prefeito do Rio sancionou a regulamentação da Guarda Municipal Armada.
O grupamento será chamado de Divisão de Elite e os agentes foram autorizados a ter porte de arma em tempo integral.
Castro já disse em entrevistas que tem intenção de disputar uma cadeira para o Senado Federal. Para que se confirme, o governador precisa renunciar até abril de 2026.
O ex-vice Thiago Pampolha era o então candidato de continuidade, mas renunciou para assumir uma vaga como conselheiro do TCE.
A indicação foi criticada como manobra política para ampliar a influência do governo no órgão de fiscalização, mas teve apenas cinco votos contrários na Alerj.
Fato é que a medida abriu caminho para Bacellar viabilizar a sucessão ao governo do Rio.
O político fluminense é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi um dos investigados no caso de desvios na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj).
Brasil de Fato
