Saúde de Campos prorroga Mutirão de cirurgias eletivas até 28 de fevereiro

Saúde de Campos prorroga Mutirão de cirurgias eletivas até 28 de fevereiro

Mais de 5.200 procedimentos já foram realizados.

A Prefeitura de Campos prorrogou para até o final de fevereiro o Mutirão da Saúde de cirurgias eletivas.

Lançada em 13 de julho do ano passado, a 6ª etapa previa 4 mil procedimentos até 31 de dezembro, para zerar a fila de cirurgias bariátricas, catarata e gerais eletivas (hérnia, vesícula, ginecológica, cabeça e pescoço, urológicas e ortopédicas), existentes no município.

Segundo a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação, Bruna Araújo, mais de 5.200 procedimentos já foram realizados, superando a meta inicial, sendo, 650 cirurgias e outros 4.550 serviços, entre consultas de triagem, avaliação cirúrgica e exames pré-cirúrgicos.

“A prorrogação se deu em função de que muitos pacientes ainda estavam no processo e concluíram a realização do risco cirúrgico, no entanto, o tempo para a realização das cirurgias não era suficiente, tendo os procedimentos planejados para os meses de janeiro e fevereiro. Informamos, ainda, que aqueles que aguardam por uma consulta com cirurgião, através do Núcleo, serão agendados”, disse Bruna.

Já para os novos pacientes, a diretora destacou que o pré-agendamento será feito presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na recepção da sala 1 no Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona na Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os documentos necessários estão o pedido original do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o encaminhamento médico, documentos pessoais, cartão do SUS e todos os exames de imagem realizados até o momento.

“Aquelas pessoas que tiverem indicação para alguma das cirurgias previstas no mutirão, poderão procurar o núcleo para o agendamento com cirurgião para início da programação do seu procedimento cirúrgico”, orientou.

Mutirão

O total de recursos investidos neste mutirão foi de R$ 9.315.503,88, entre verba federal, estadual e aporte municipal.

Dentre os procedimentos ofertados estão: Exérese de cisto tireoglosso; Tireoidectomia parcial e total; Amigdalectomia e adenoidectomia; Colecistectomia e colecistectomia videolaparoscópica (retirada da vesícula); Hernioplastia epigástrica, incisional, inguinal (bilateral), inguinal /crural (unilateral) e umbilical;

Reparo de rotura do manguito rotador; Tratamento cirúrgico de luxação recidivante / habitual de articulação; Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho; Tratamento cirúrgico de rotura do menisco com meniscectomia; Extração endoscópica de cálculo em pelve renal; Ureterolitotripsia transureteroscópica; Histerectomia (por via vaginal); Histerectomia total; Histeroscopia cirúrgica com ressectoscópio, além de colpoperineoplastia anterior e posterior.

sjb24h