Sesc Grussaí ganhará complexo semelhante a Inhotim, maior museu aberto do mundo.
Objetivo é criar no estado do Rio um polo turístico e artístico de referência internacional.
O Sesc RJ está trabalhando num projeto cujo objetivo é criar, em sua unidade de Grussaí, em São João da Barra, Norte Fluminense, uma área semelhante ao Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG).
O museu a céu aberto mineiro é considerado um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e o maior do mundo.
Os estudos conceituais já começaram, e visitas técnicas devem acontecer ainda este mês com o objetivo de definir questões relacionadas ao escopo e à curadoria do projeto, que promete ser grandioso.
O Sesc Grussaí tem 1,8 milhão de metros quadrados e é uma das maiores unidades no país.
O projeto não impactará o serviço hoteleiro da unidade, com capacidade atual de mais de 700 pessoas. Ao contrário: a ideia é ampliar a capacidade com a demanda esperada pelo projeto, assim como impulsionar também a rede hoteleira e todo o trade turístico do entorno.
Arte contemporânea em diálogo com a natureza
Assim como em Inhotim, a ideia do Sesc RJ é atrair para o local a vanguarda da arte contemporânea com exposições permanentes e temporárias compostas por obras assinadas por artistas de projeção nacional e internacional.
E que as obras dialoguem harmonicamente com a natureza local, permitindo, inclusive, a realização de projetos de educação artística e ambiental.
O complexo de turismo e lazer Sesc Grussaí foi inaugurado pelo Sesc MG em 1979 no município de São João da Barra, no Norte Fluminense.
Fechado em 2020 por causa dos efeitos econômicas da pandemia da Covid-19, o estabelecimento foi assumido pela regional RJ e reaberto em 2022.
Além de hotel, com 185 apartamentos, sua infraestrutura conta com restaurantes, bares, piscinas, quadras, campos de futebol, lagos fontes, parques infantis, pista de skate e de patinação, anfiteatro ao ar livre, sala de convivência, sala de leitura, espaço brincante, sala de vídeo, salão multiuso, espaços para oficinas de arte e tecnologia, praças e muita área verde.
O espaço possui ainda réplicas do Taj Mahal, de Pagode Chinês e de uma Casa de Chá japonesa.
Em março, o hotel passou a oferecer a modalidade day-use para receber os visitantes interessados em passar o dia na unidade e aproveitar as atividades oferecidas pelo Sesc RJ nas áreas de esporte e lazer.
#sjb24h