Alunas de Atafona e de Barcelos vencem concurso de prefeita a vice-prefeita mirins
Evento é promovido anualmente pela Semed e tem como objetivo incentivar a participação dos alunos sanjoanenses nos temas que envolvem a coletividade.
Aluna do sétimo ano da Escola Estadual Municipalizada Dr. Newton Alves, de Atafona, Isabella Moore, 12 anos, foi a vencedora do concurso Prefeito Mirim, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) na tarde de quinta-feira, 9, no auditório municipal.
A “eleição” acontece todo ano e tem como objetivo incentivar o interesse dos alunos nas questões que envolvem a comunidade, apontando problemas, sugerindo soluções e conhecendo melhor o funcionamento do poder executivo.
A vice-prefeita escolhida foi Kamilly Nascimento, 13, aluna do sétimo ano da Escola Municipal Elysio de Magalhães, de Barcelos.
Elas vão exercer seus “mandatos” durante o ano de 2024, representando o município em vários eventos, e serão simbolicamente empossadas em janeiro pela prefeita Carla Caputi.
Isabella está ansiosa pelo momento da posse e feliz por ter sido escolhida como prefeita mirim. “É a realização de um sonho”, resumiu o sentimento ao ser anunciada vencedora. “Para mim é muito importante poder fazer parte da mudança”, definiu a vice-prefeita mirim Kamilly.
A primeira etapa do concurso, que teve como tema este ano o respeito à diversidade e a defesa do direito à igualdade, foi realizada nas escolas durante as aulas de Língua Portuguesa.
“Os professores debateram o tema com os alunos, que escreveram textos argumentativos, se colocando no lugar do gestor público para tentar solucionar os problemas apresentados em seus textos. A primeira seleção ocorreu nas próprias escolas e a segunda foi feita por uma comissão da Semed, até chegar aos 42 finalistas que fizeram a defesa oral dos seus textos no evento do auditório”, explicou a coordenadora de Língua Portuguesa, Camila Borges.
Para a “eleição” da prefeita e da vice-prefeita mirins foram avaliados quesitos como apresentação do tema, modo de se portar diante da plateia, defesa da tese e conclusão da ideia. A comissão julgadora foi composta por educadores da Semed.
“Além da relevância e do alto nível dos temas abordados, o que demonstra o comprometimento dos nossos alunos com os valores de cidadania, direitos, diversidade e coletividade, devemos também comemorar o fato de duas alunas terem sido vencedoras, considerando o quão desafiador tem sido não só no Brasil, mas em todo o mundo, a conquista das mulheres nos espaços historicamente dominados por homens, como a política”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
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