Artesãs de SJB participam da 36ª Feira Nacional de Artesanato
Evento realizado em Belo Horizonte é considerado uma das maiores vitrines do artesanato brasileiro.
O Projeto Artesanato de São João da Barra marcou presença, com a participação de 10 artesãs, na 36ª Feira Nacional de Artesanato 2025, que acontece no Expominas, em Belo Horizonte.
A feira, aberta nessa quarta-feira, 4, é considerada uma das maiores vitrines do artesanato brasileiro e reúne mestres, artistas e empreendedores de todo o país.
Este ano, o evento tem como tema central a sustentabilidade, reforçando a importância de práticas culturais e produtivas que contribuam para um futuro mais justo, competitivo, generoso, cooperativo e solidário.
As artesãs participaram de dinâmicas envolvendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), receberam dicas sobre o plantio de árvores frutíferas e participaram de oficinas de artesanato com materiais reciclados.
Coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, Vania Pantoja, explicou que a participação das artesãs sanjoanenses foi direcionada especialmente àquelas que desenvolvem trabalhos voltados para a preservação ambiental, com técnicas que reduzem e compensam emissões de poluentes e promovem o uso consciente de recursos naturais.
“Priorizamos as artesãs que atuam no Espaço Ecoarte, que incentiva a produção de peças sustentáveis e criativas”, destacou.
Entre as participantes, a artesã Joyce Nério teve a oportunidade de conhecer pessoalmente os mestres que lhe oferecem mentorias on-line sobre design e cuidados com sementes, fundamentais para a criação de suas biojoias.
“Eu trabalho sozinha, colhendo, tratando e criando. Recebi muitas dicas para amenizar a exaustão, que é minha maior dificuldade para ampliar o estoque de peças. Encontrar os mestres pessoalmente foi emocionante e me inspira a seguir produzindo biojoias que unem beleza e respeito ao meio ambiente”, disse.
