Deputados aprovam criação de ‘botão do pânico’ para profissionais de saúde
Deputados aprovam criação de ‘botão do pânico’ para profissionais de saúde
Unidades de saúde agora poderão contar com um botão do pânico, de acordo com o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (26).
O mecanismo será adotado por hospitais, clínicas e demais estabelecimentos — públicos, privados ou conveniados — para proteger profissionais em situações de ameaça ou violência.
O dispositivo permitirá que médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e vigias acionem um alerta imediato.
Ao ser ativado, o botão enviará um chamado direto ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar, informando a localização precisa da ocorrência.
A segurança interna da unidade também receberá um aviso simultâneo. O projeto agora segue para sanção ou veto do governador Cláudio Castro (PL).
Medida é uma resposta ao aumento da violência nas unidades de saúde
A iniciativa responde ao aumento de casos de agressões. Um levantamento do Cremerj aponta que um médico é agredido a cada três dias no estado.
As mulheres são as principais vítimas, representando 62,5% dos registros no primeiro semestre de 2023. Além disso, 67% das agressões ocorreram na rede pública.
A instalação e operação do dispositivo serão financiadas pelo orçamento da Secretaria de Estado de Saúde e pelo Fundo Estadual da área.
Fonte: Tempo Real
Repórter: Gabriele Maia
