Governador defende o fortalecimento do desenvolvimento sustentável do estado

Os projetos de energia e sustentabilidade, como atrativos para a instalação de empresas e indústrias no Rio de Janeiro, foram temas do Summit Valor Econômico Brazil-USA, nesta semana em Nova Iorque.
O governador Cláudio Castro enumerou as principais políticas públicas para o setor, elaboradas para tornar o estado cada vez mais competitivo e a economia fluminense fortalecida.
No painel ‘O poder dos estados e das cidades’, Castro falou sobre as novas perspectivas de desenvolvimento em áreas como economia verde, economia do mar, infraestrutura e logística.
O Rio de Janeiro caminha para se consolidar como protagonista na diversificação da matriz energética no Brasil.
Saímos na frente, com a formação de um grupo de trabalho para o desenvolvimento de um projeto-piloto que irá impulsionar projetos de eólicas offshore, para a produção de energia a partir do vento em alto-mar.
O programa será financiado com verbas de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação.
São recursos que as empresas de petróleo e concessionárias de energia são obrigadas a investir, em projetos inovadores, correspondente a 1% da receita bruta dessas empresas — discursou o governador.
Mais de 60 empresas e associações dos segmentos de óleo, gás, logística portuária, geração de energia e indústrias aderiram ao trabalho.
A estimativa da Agência Internacional de Energia Renovável é de que, para cada MegaWatt instalado de eólicas offshore, são criados 17 empregos.
Também participaram do painel os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Pará, Hélder Barbalho, do Paraná, Ratinho Junior, do Mato Grosso, Mauro Mendes, e o secretário de Fazenda do município de São Paulo, Luis Felipe Arellano.
A mediação foi da diretora de redação do Valor Econômico, Maria Fernanda Delmas.
Por: docpress.rj
Imagens: Rogério Santana