Pix Inteligente
O “Pix inteligente” representa um avanço no sistema de pagamentos instantâneos no Brasil, buscando integrar novas funcionalidades que facilitem a vida dos consumidores e das empresas.
Segundo Gustavo Lino, diretor-executivo da INIT, o Pix com automação, que permite transferências sem a necessidade de ação imediata do usuário, trará benefícios significativos para processos de tesouraria, contas a pagar e a receber, aumentando a eficiência das empresas.
Além disso, o mercado financeiro também está focado no desenvolvimento do Open Finance, conforme comenta Glauber Mota, CEO da Revolut no Brasil.
O Open Finance promove o compartilhamento de dados do consumidor entre diversas instituições financeiras, proporcionando maior conectividade entre os bancos.
No entanto, Mota ressalta que, para o sistema ser adotado em massa, é necessário que o cliente perceba vantagens claras, como a possibilidade de gerenciar saldos entre contas de diferentes bancos sem a necessidade de abrir cada aplicativo separadamente.
Entre as inovações mais próximas está o Pix por aproximação, uma funcionalidade que o Banco Central planeja lançar em 16 de junho de 2025.
Este recurso permitirá que o consumidor faça pagamentos de forma semelhante ao débito automático, mas sem a necessidade de um acordo formal entre o banco e a empresa prestadora de serviços, como ocorre atualmente com contas de utilidades.
Eduardo Lopes, presidente da Zetta, destaca que o Pix por aproximação vai simplificar ainda mais a experiência de pagamento, eliminando a necessidade de abrir o aplicativo do banco para realizar transações.
Essas iniciativas visam trazer maior conveniência e eficiência para os usuários, integrando tecnologia e regulação de forma que o sistema financeiro brasileiro continue a evoluir.
#sjb24h