Prefeitura vai incentivar produção de artesanato afro no município

Prefeitura vai incentivar produção de artesanato afro no município

Trabalho será desenvolvido em grupos produtivos e visa ações de empoderamento.

Após passar a integrar o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, em junho de 2022, com mais 24 cidades do Estado, a Prefeitura de São João da Barra vai incentivar a produção de artesanato afro no município.

Nesta quarta-feira, 14, na Secretaria de Turismo e Lazer, foi realizada uma reunião com o objetivo de planejar a ação.

Participaram do encontro a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa, a coordenadora de Igualdade Racial do município, Cristiane Riscado e a coordenadora do Projeto Artesanato de São João da Barra, Vânia Pantoja.

O projeto tem mais de 200 artesãs inscritas e o grupo se prepara para participar de feiras promovidas pela Secretaria Estadual de Turismo, gerando oportunidades de vender para grandes revendedores de peças do segmento.

— Este grupo irá iniciar um ciclo de ações de empoderamento de meninas e mulheres afrodescendentes para que através de bijuterias, roupas e bonecas pretas possam se orgulhar da sua raça e protagonismo na luta contra o preconceito racial — disse o secretário municipal de Turismo e Lazer, Edvaldo Machado.

O Turismo iniciou um planejamento com o objetivo de organizar as artesãs visando o desenvolvimento de um trabalho em grupos produtivos.

Foram criados grupos de crochê e outras técnicas das linhas, costura criativa, bijuterias e acessórios, comestíveis, biscuit e taboa.

#sjb24h

sjb24h