Programa para inserção no mercado de trabalho tem aula inaugural em SJB

Programa para inserção no mercado de trabalho tem aula inaugural em SJB

Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) terá dois meses e meio de duração, com participação de 14 jovens de 15 a 18 anos na primeira turma.

A aula inaugural da primeira turma em São João da Barra do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) aconteceu nesta terça-feira, 29, no auditório municipal.

Desenvolvido pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Departamento da Infância e Adolescência, o projeto visa o preparar jovens e auxiliá-los a ingressar no mundo do trabalho, com o apoio de instituições públicas e privadas.

Serão 14 adolescentes de 15 a 18 anos, de todos os distritos, que participarão das aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30, com duração de aproximadamente dois meses.

Elas acontecem no contraturno escolar na unidade PTPA, que está instalada na sede do Departamento de Infância e Adolescência, no centro de São João da Barra.

Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa explicou que a inserção no programa aconteceu via inscrição on-line e o processo seletivo foi feito pela equipe da FIA em duas etapas. “Todo o processo seletivo foi de responsabilidade da FIA.

Nosso papel foi viabilizar o programa. O município abraçou essa parceria, pois entendemos que nosso papel é promover políticas públicas para preparar nossos jovens, pois o futuro começa hoje”, destacou.

De acordo com a coordenadora do PTPA, Isabela Muniz, a previsão é de um novo grupo para início em dezembro. “Nosso papel é colocar esses jovens em contato com o mundo do trabalho e esperamos que eles possam segurar essa oportunidade, pois a qualificação faz a gente voar”, reforçou.

A mesa de abertura contou com a presença do articulador da FIA, Bruno Cordeiro, da coordenadora do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (Naca), Sonia Perrout, do Chefe de Gabinete da prefeita Carla Caputi, Alexandre Magno Estefan, do subsecretário de Educação Cláudio Andrade, do coordenador do departamento de Infância e Adolescência Mayck Lalanga, e do gerente do Programa Municipal de Qualificação Fernando Maciel.

#sjb24h

sjb24h