Renato Marion Martins de Aquino, Diretor-executivo do Grupo Thoquino morre aos 86 anos

Renato Marion Martins de Aquino,  Diretor-executivo do Grupo Thoquino morre aos 86 anos

Renato Marion Martins de Aquino, diretor-executivo do Grupo Thoquino, faleceu na madrugada desta quinta-feira, 31 de outubro, aos 86 anos, em sua residência em Niterói.

Nascido em 20 de fevereiro de 1938, em Campos dos Goytacazes, Renato era filho de Herculano Aquino e Dulce Guimarães Martins de Aquino e foi uma figura influente em diversos setores de sua cidade natal.

Formado em Arquitetura pela primeira turma da Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual UFRJ), em 1961, Renato contribuiu significativamente para o desenvolvimento de Campos dos Goytacazes. Foi professor de História da Arte na Faculdade de Filosofia de Campos e diretor da Escola Técnica Federal de Campos, de 1967 a 1974 (hoje IFF), onde desempenhou papel essencial na educação técnica.

Em 1969, representou o Brasil no Curso para Administradores Educacionais da Universidade de Michigan (EUA) e, em 1973, atuou como observador da OEA em visitas a instituições de ensino técnico na Europa.

Renato também exerceu cargos administrativos importantes, como chefe de Departamento de Assistência Técnica na FUNDENOR e assessor especial dos prefeitos Raul David Linhares Corrêa e Wilson Paes, entre 1977 e 1982.

Atuante na literatura e cultura local, foi presidente e membro efetivo da Academia Campista de Letras e colaborou com artigos para o jornal Folha da Manhã. Poliglota, dominava o inglês, francês, espanhol e italiano, além de conhecimentos em latim e alemão.

O velório será realizado nesta sexta-feira (1º), às 14h, no cemitério Campo da Paz, em Campos, onde ocorrerá o sepultamento às 17h.

sjb24h