SJB homenageia atuações de destaque na segurança pública em 2025
Solenidade foi marcada também por apresentação de índices que comprovam a eficácia do trabalho integrado no município.
Uma tarde de reconhecimento e comemoração pelos resultados positivos obtidos na segurança pública de São João da Barra em 2025.
Assim foi, nesta quinta-feira, 4, a solenidade de premiação dos destaques operacionais deste ano.
Profissionais de diferentes setores que contribuem para que o município tenha um dos menores índices de criminalidade do estado do Rio de Janeiro receberam certificados durante a cerimônia no auditório da Prefeitura.
Entre as autoridades presentes, o major Wanderson Soares, Chefe de Planejamento e Operações do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), que apresentou dados, com base no Instituto de Segurança Pública (ISP), mostrando que o trabalho integrado no município tem refletido em baixos índices de criminalidade.
Um exemplo é que não há nenhuma ocorrência de roubo de carga registrada no município. Outros reflexos de uma segurança cada vez mais eficaz são as prisões em flagrantes, que, antes mesmo do fim de 2025, já chegam a 194, superando todo o ano de 2024, quando foram 143.
Muitas dessas prisões estão relacionadas ao tráfico de droga, cujo o combate também tem resultado em mais apreensões.
O major destacou que o pioneirismo de São João da Barra na adesão ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que permite maior presença da Polícia Militar no município, além de outras parcerias e investimentos feitos pela Prefeitura, são o que proporcionam resultados cada vez mais eficazes.
Entre as ferramentas citadas, estão a implantação de câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, a adesão ao programa “190 Integrado” e o funcionamento de cinco Bases Integradas de Segurança, mantidas pela Prefeitura em diferentes distritos.
“A gente percebe que mesmo com todo o crescimento que São João da Barra vem vivendo nos últimos anos, não é registrado maiores aumentos criminais. Podemos até considerar que, conforme os dados estatísticos do ISP, o município é um dos mais tranquilos de todo o estado do Rio. Um local tranquilo para se viver em virtude de todas essas conjunturas de fatores adotadas também pelo município no trabalho de segurança pública. Quero agradecer em nome do 8º BPM e do nosso comandante, o tenente-coronel Arthur Barbosa, por toda essa pareceria da Prefeitura e dedicação de todos os profissionais”, destacou o major.
O empenho dos agentes que atuam na Secretaria Municipal de Segurança Pública também foi destacado pelo secretário da pasta, Anderson Campinho, e pelo chefe de Gabinete, Rodrigo Florencio, que representou a prefeita Carla Caputi na solenidade.
“Quero que vocês tenham absoluta certeza da importância que nós damos ao trabalho de cada um de vocês, e à integração feita na segurança ostensiva e preventiva. Uma atuação com inteligência e cada vez mais eficaz para que a gente alcance o nosso objetivo, que é garantir a nossa população mais protegida. E eu tenho certeza que vocês têm alcançado todos esses objetivos, afinal de contas, São João da Barra tem o orgulho por ter alguns dos melhores índices de segurança de todo o estado”, destacou Florencio.
Campinho fez questão de citar e parabenizar a atuação dos policiais do Proeis e dos profissionais que trabalham nos diferentes órgãos vinculados à Secretaria, como o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Defesa Civil, Fiscalização e Postura, Correição de Animais e a Guarda Civil Municipal.
Alguns integrantes destes setores receberam os certificados de reconhecimento.
“O nosso compromisso maior é a segurança da população. Sabemos o que fizemos este ano e a sensação é de dever cumprido, mas temos também a certeza da responsabilidade e do compromisso que vamos ter pela frente, e todos os profissionais da nossa secretaria são importantes nisso. Eu sou muito feliz e muito grato pelo serviço de cada um de vocês, e agradeço também à prefeita por todo o investimento e direcionamento realizado, que é fundamental nas nossas ações desenvolvidas”, ressaltou Campinho, que também foi homenageado pelos profissionais da secretaria, ao lado do subsecretário Arthur Miller.
Entre as atuações que se destacaram em 2025, tiveram algumas que repercutiram bastante e que fogem da rotina de trabalho.
Como dois casos envolvendo a Guarda Municipal que ajudou no socorro a dois bebês engasgados. A atuação rápida dos agentes e o emprego de manobra Heimlich salvou a vida deles.
“É algo muito bom ser reconhecido. Mas, muito mais que ser reconhecido é poder participar de uma ocorrência como essa. O reconhecimento chega a ser pequeno perto da gratificação que é atuar aqui todo dia e ter o prazer de ajudar”, avaliou o guarda Willian Barcellos Batista, que estava em uma das ocorrências e foi homenageado.
Também integram a mesa na solenidade desta quinta, o comandante da Guarda Municipal, Jonas Figueiredo, e o coordenador municipal de Defesa Civil, Marcos Sá.
