Homenagem à Narciza Amália

O Centro Cultural Narciza Amália sediou ontem um evento histórico em homenagem ao centenário de falecimento da ilustre poeta de São João da Barra, Narciza Amália, uma das grandes intelectuais do século XIX.
O evento celebrou o legado de Narciza, que utilizou sua voz para combater os preconceitos de sua época.
A noite contou com a leitura dramática das poesias “Aflita” e “Saudades” por Lorrane Leal e Julia Severo, alunas da oficina de teatro da Secretaria Municipal de Cultura, seguidas pela interpretação de “O poeta e o africano” pela professora Ana Pavão, acompanhada ao violão por Nando Dias.
A centenária Banda União dos Operários também participou, tocando “O africano e o poeta” e “Recordações do Itatiaia”, musicalizações das poesias de Narciza feitas no século XIX e adaptadas pelo músico Ijohnnys Machado.
O evento também marcou o lançamento do livro “Narciza Amália, poeta da liberdade”, escrito pelo jornalista e historiador Bruno Costa, que resgata a memória da primeira jornalista profissional do Brasil, abolicionista, republicana e feminista.
Outro momento marcante foi a presença da bisneta Nilza Ericson e da tataraneta Laura Ericson, emocionadas com as homenagens.
A inauguração do primeiro busto público de São João da Barra em homenagem a Narciza Amália foi um ponto alto do evento, eternizando seu legado na história da cidade.