Jogos Escolares terão competições no interior

Governo do RJ lança programa de competições que vai reunir 5 mil alunos das redes pública e privada.
Uma competição inédita, gratuita e aberta a todos os alunos da rede básica de ensino, com disputas em escolas de todas as regiões do estado. Essa é a proposta dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (Jerj), novo programa do Governo do Estado, apresentado nesta quinta-feira (13), no Palácio Guanabara.
O programa é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (Feerj) e teve mais de 5 mil inscrições de alunos de escolas públicas e privadas.
Pela primeira vez, competições serão realizadas no interior do estado e não apenas na capital.
— É necessário trabalhar as vocações para formarmos grandes cidadãos no futuro, seja no esporte, no mercado de trabalho ou mesmo dentro de casa — declarou o governador Cláudio Castro.
A competição é destinada a jovens de 11 a 17 anos e contempla 20 modalidades esportivas. Com um calendário fixo de competições, terá etapas pré-classificatórias que vão percorrer as cinco regiões administrativas do estado. A grande final será realizada na capital fluminense.
A iniciativa também prevê a inscrição dos alunos em torneios como os Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos da Juventude.
— Os próximos anos são de construção e fortalecimento do esporte como um instrumento que realmente muda a vida das pessoas — disse Rafael Picciani, secretário de Estado de Esporte e Lazer.
Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro serão realizados no período de 15 de junho a 30 de agosto, em locais e datas disponibilizados no Boletim Oficial do Jerj,acessível no site jerj.com.br. Foram 5.177 alunos inscritos nas competições, que serão realizadas em duas etapas.
Os recursos do programa são provenientes da Lei Pelé, do Governo Federal, e vão garantir a realização do Jerj pelos próximos dois anos (R$11,9 milhões no total; R$5,9 milhões por ano).
Por: Docpress
Fotos: Rogério Santana/GOV-RJ