Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos

José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira, aos 66 anos, após uma longa batalha contra a demência pugilística, também chamada de encefalopatia traumática crônica (ETC).

Diagnosticado em 2013, Maguila enfrentava uma condição degenerativa similar ao mal de Alzheimer, causada por repetidos golpes na cabeça, um problema que afeta principalmente ex-lutadores de boxe.

Maguila nasceu em 11 de julho de 1958, em Aracaju, e marcou seu nome na história do boxe brasileiro como um dos mais famosos pesos-pesados do país.

O apelido, Maguila, veio da sua semelhança com um personagem de desenho animado. Ele começou sua carreira com o apoio do famoso narrador e empresário Luciano do Valle, que o conectou com o renomado treinador Angelo Dundee, responsável por treinar lendas como Muhammad Ali e George Foreman.

Durante sua trajetória no boxe, Maguila conquistou o coração dos brasileiros e se tornou uma figura carismática e querida no esporte nacional.

Sua esposa, Irani Pinheiro, confirmou sua morte no programa Balanço Geral, da RECORD.

Desde 2017, Maguila vivia em uma casa de repouso. Sua morte representa a perda de um ícone do esporte, que será lembrado pelo seu espírito de luta e suas conquistas nos ringues.

#sjb24h

sjb24h