Palestras e teste de HGT no Dia Nacional do Diabetes em SJB

Palestras e teste de HGT no Dia Nacional do Diabetes em SJB

Data foi marcada com ações de conscientização no Centro de Referência e Lesões Cutâneas e Pé do Diabético.

O Dia Nacional do Diabetes foi marcado em São João da Barra nesta segunda-feira, 26, por palestras, Hemoglicoteste (HGT) e café da manhã saudável no Centro de Referência e Lesões Cutâneas e Pé do Diabético, na sede do município.

A ação, coordenada pelo programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), teve como objetivo lembrar sobre a importância da prevenção e dos cuidados que a doença exige.

A coordenadora do Hiperdia em Ação, Cátia Assis, destacou que o tema deste ano é “Viva com diabetes a luta pela manutenção à vida” e que a prevenção, através das consultas de rotina aliadas a hábitos saudáveis, é essencial para o controle da doença.

“O programa está presente em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, com consultas e exames à disposição dos pacientes, assim como a distribuição gratuita da medicação”, destacou.

A paciente Patrícia Nunes, 66 anos, contou que descobriu a doença em uma consulta de rotina. “Hoje faço parte do programa Hiperdia, sigo todas as orientações médicas e levo uma vida saudável com a doença controlada”, informou.

A enfermeira Maurizete Teles, responsável técnica do Centro de Referência, citou os cuidados com as lesões cutâneas do pé diabético.

Também participaram da ação a enfermeira do Hiperdia Rita Gesteira, a coordenadora de Atenção Básica, Luziane Ambrósio e a coordenadora do Centro de Referência, Alessandra Rangel.

Dados – De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes, 537 milhões de adultos no país, com idades entre 20 e 79 anos, vivem com diabetes, representando 10,5% da população mundial nessa faixa etária.

Atualmente, o país ocupa a sexta posição mundial, com previsão de chegar a 643 milhões (11,3%) até 2030, e 783 milhões (12,2%) até 2045.

#sjb24h

sjb24h