Propostas para reduzir infrequência e evasão escolar são apresentadas em SJB

Propostas para reduzir infrequência e evasão escolar são apresentadas em SJB

Encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação aconteceu na terça-feira, no Auditório Municipal.

A equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação de São João da Barra apresentou na terça-feira, 30, no Auditório Municipal, propostas para reduzir os casos de infrequência e evasão escolar em unidades de ensino municipal, através do projeto

“Meu Lugar é na Escola” e da inserção da nova disciplina “Projeto de Vida” na grade curricular.

Participaram do encontro assistentes sociais, orientadores educacionais e coordenadores.

Os assistentes sociais Paulo Santos Freitas Júnior e Tereza Claudina, que integram a equipe multidisciplinar, apresentaram o projeto “Meu Lugar é na Escola”, que já vem sendo desenvolvido em algumas unidades com resultados positivos.

A proposta é replicar para as demais escolas com o objetivo de ajudar a reduzir ainda mais a infrequência e a evasão escolar.

“Esse projeto tem um caráter mais preventivo, mas pode ser também paliativo nos casos em que a infrequência já está instalada, com visitas domiciliares, atendimento a pais e responsáveis e ao próprio aluno, além de encaminhamento ao Conselho Tutelar nos casos em que forem esgotados todos os recursos”, explicou Paulo.

Outra alternativa que já vem sendo desenvolvida é a implantação da nova disciplina “Projeto de Vida”, que tem a finalidade de desenvolver a aprendizagem socioemocional e as inteligências múltiplas com os alunos de todas as séries dos anos finais do ensino fundamental II, com o intuito de estimular e incentivar o estudo e, consequentemente, a permanência no ambiente escolar.

Luciana Oliveira, coordenadora do programa “Transformando o Presente e Projetando o Futuro”, desenvolvido pelo Instituto Aliança com apoio da empresa Chevron, apresentou a nova disciplina a partir da implementação na rede municipal, o funcionamento, status no município e sua importância.

“A intenção em promover esse encontro foi de fortalecer o plano de trabalho de forma efetiva, coesa e articulada, para que possamos obter ainda mais sucesso e conquistas através dessas iniciativas pioneiras no Estado do Rio de Janeiro, que visam minimizar os casos de infrequência e evasão escolar em nosso município”, destacou a coordenadora da equipe multidisciplinar, Michelle Mota.

#sjb24h

sjb24h